Bolo Baltazar (mais conhecido como: Balthazar Gets his Nuts Cracked)



Perto do Natal, uma aluna me contava como se celebra a ocasião na casa dela. Por ser descendente de portugueses, também comemora o dia de reis, 06/01, com o bolo dos reis. Eu fiquei interessada (claro, é comida), e ela me mandou um pedaço para que eu provasse. Resolvi buscar uma receita na internet e fazer um lá em casa. Mas, a minha filhota não come de tudo e logo descobrimos que teríamos que fazer algumas modificações. Nascia aí o bolo Baltazar.



INGREDIENTES:

. 200g de margarina
. 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
. 4 ovos (claras e gemas separadas)
. 1 lata de leite condensado
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. 1 xícara de chocolate em pó
. 100g de nozes picadas ou não
. 100g de amêndoas picadas ou não

COBERTURA:
. 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
. 4 colheres (sopa) água
. 100g de uvas passas
. 3 colheres (sopa) de vinho do porto ou licor Grand Marnier (pode ser até cachaça!)

PREPARO:

Deixe as uvas passas,  marinando no vinho ou licor ou o que for. Na batedeira, bata a margarina até formar um creme bem clarinho. Aos poucos vá adiconando o açúcar mascavo e as gemas. Adicione o leite condensado pouco a pouco e continue batendo até ficar homogêneo. Misture com uma colher de pau a farinha, o fermento, o chocolate em pó, as nozes e as claras em neve. Despeje a massa em uma fôrma com  furo central com 24 cm de diâmetro, previamente untada.  Asse em forno pré aquecido a 180º durante 40 minutos ou até dourar. Desenforme e decore com o Glacê: Misture o açúcar com a água, cubra o bolo e decore com as passas marinadas.

No comments: